cWeb

Pc0330 - Nota Fiscal de Estorno

Pc0330 - Nota Fiscal de Estorno

Como emitir uma nota fiscal de estorno? ✏️
A nota fiscal eletrônica de estorno, também conhecida como nota fiscal de ajuste, é um documento emitido pela empresa com o objetivo de corrigir eventuais equívocos relacionados à nota fiscal eletrônica original, quando não foi possível realizar o cancelamento dentro do prazo estabelecido. Os prazos para esse cancelamento podem variar de acordo com a legislação vigente em cada estado, situando-se geralmente entre 24 e 168 horas após a emissão da nota.

  1. Estorno de Nota Fiscal de Entrada: Para realizar o estorno de uma Nota Fiscal de Entrada, o procedimento será oposto. Portanto, é preciso acessar a aplicação de Nota Fiscal de Saída (Pc0242).

    1. Fornecedor:  Neste campo, é necessário inserir o código do fornecedor responsável pela nota de compra que foi registrada no sistema. Para realizar essa ação, clique no ícone 🔍 localizado ao lado do campo e, em seguida, selecione o código correspondente na lista exibida ou introduza a informação manualmente. 
    2. Série: Neste campo, é necessário inserir a série da Nota Fiscal de Entrada que será estornada. Para fazer isso, clique no ícone de lupa ao lado do campo e escolha a série correspondente na lista exibida.
    3. Nota: Neste campo, é necessário informar o número da nota fiscal de entrada que será estornada. Para fazer isso, clique no ícone de lupa ao lado do campo e selecione a nota fiscal correspondente na lista exibida.
    4. Justificativa: Neste campo, é imprescindível fornecer a justificativa do estorno para fins fiscais.

  2. Estorno de Nota Fiscal de Saída: Para realizar o estorno de uma Nota Fiscal de Saída, o procedimento será oposto. Portanto, é preciso acessar a aplicação de Nota Fiscal de Entrada (Pc0221).

    1. Série: Neste campo deverá ser informada a série da Nota Fiscal de Saída emitida. Para isso clique na lupa ao lado do campo e selecione a respectiva série;
    2. Nota: Neste campo, é necessário informar o número da nota fiscal de saída que será estornada. Para fazer isso, clique no ícone de lupa ao lado do campo e selecione a nota fiscal correspondente na lista exibida.
    3. Justificativa: Neste campo, é imprescindível fornecer a justificativa do estorno para fins fiscais.

  3. Estornar: Após ter inserido as informações requeridas para a elaboração da nota fiscal de estorno, clique no botão "Estornar" para permitir que o sistema crie a NF-e. Logo após, você será direcionado para a página da nota de estorno gerada. Verifique minuciosamente se os detalhes estão precisos, clique em "Calcular" e siga em frente com o procedimento de emissão, clicando no botão "Eletrônica Enviar".